Quantcast
Channel: Blog da Comunicação » Meio Ambiente
Viewing all articles
Browse latest Browse all 66

COMPOSTAGEM DOMÉSTICA: UM MOVIMENTO, UM PROJETO DE LEI E UMA SOLUÇÃO EFICIENTE PARA A GESTÃO DO LIXO ORGÂNICO

$
0
0

por Monique Rodrigues
convidados@blogdacomunicacao.com.br

A produção de lixo gera diariamente um volume de 273 mil toneladas de resíduos por dia, tornando o assunto um tema urgente de ser revisto e repensado. Felizmente os temas ambientais ganham cada vez mais soluções que geram resultados eficazes, entretanto, essas ações dependem quase que exclusivamente da adesão da grande população, que somos nós, para a solução desses problemas. As questões em torno do lixo doméstico envolve uma quantidade infinita de problemas que vão desde os lixões, que estão com os dias contados, passando pelo consumo consciente, emissão de gases poluentes, descarte incorreto dos tipos de resíduos, entre muitas outras necessidades que faz do lixo nosso de cada dia um tema delicado. Pensando nisso com muito comprometimento e responsabilidade, a prática da compostagem doméstica tem crescido consideravelmente, tornando-se atualmente uma solução direta e eficaz nesse cenário.

O ciclo da compostagem doméstica – Crédito: Reprodução

A compostagem doméstica do lixo orgânico é uma prática disseminada como forma de educar as pessoas para a consciência do consumo e como forma de diminuir a quantidade de lixo destinada aos lixões e aterros sanitários. Esse método faz com que você tenha em casa um lugar especifico, preparado de acordo com o seu espaço disponível, para reciclar os restos de alimentos como casca de fruta, restos de verdura, legumes, filtros e borra de café, resto de leite, casca de ovo, jornal, gerando adubo para hortas e jardins, minimizando de forma sustentável os impactos ambientais diários da produção de lixo orgânico.

O Ministério do Trabalho e Desemprego desenvolveu um guia que aborda o processo, as vantagens e como fazer da compostagem uma prática cotidiana e natural dentro de casa, extremamente importante para a população das grandes metrópoles que veem todos os dias, as ruas cheias de lixo descartado de forma incorreta.

Exemplo de composteira para apartamento – Crédito: Divulgação

Essa é uma solução tão imediata que a cidade de São Paulo, uma das grandes metrópoles brasileiras que passa por sérios problemas ambientais, desenvolveu um projeto inédito impulsionado a prática da compostagem doméstica através da distribuição de composteiras para a reutilização dos resíduos orgânicos, chamada de MOVIMENTO COMPOSTA SÃO PAULO, o projeto faz parte da agenda ambiental da cidade, que visa transformar os hábitos da população e conta ainda com a implementação das ciclovias e substituição das lâmpadas de LED na iluminação pública. Inicialmente o projeto vai selecionar dois mil domicílios para receber as composteiras e participar de oficinas de utilização correta para no dia-a-dia, além de oficinas de plantio de hortas orgânicas e pesquisas de possíveis problemas e soluções, a meta é diminuir em 80% o lixo orgânico que chega aos aterros sanitários, e, as escolas municipais também entraram no programa de reutilização dos resíduos alimentares.

A organização Morada da Floresta é a responsável pelo projeto que é aberto para qualquer pessoa que queira experimentar essa nova possibilidade de reeducação ambiental. A inscrição para receber a composteira é feita no site da campanha que selecionará pessoas de acordo com perfis diversificados para que a prática tenha o máximo de adesão possível, a única exigência é que o morador tenha em sua casa um espaço de 60cm x 40cm x 90cm para o equipamento que é composto por duas caixas, cada uma com sua função específica.

A campanha de compostagem em São Paulo – Crédito: Reprodução

Então chegou a hora da galera aderir a essa prática, torcendo para que a ação ganhe força e seja espalhada por todo o país gerando novos caminhos para o meio ambiente. Clique aqui e veja um manual sobre a Compostagem Doméstica.

* Monique Rodrigues é diretora de arte e pesquisadora dos temas voltados ao meio ambiente


Viewing all articles
Browse latest Browse all 66